✍🏻✔️Você alguma vez já dosou esse exame?
Eu acho engraçado algumas situações que passo no consultório. Quando colega médico ou pacientes chegam contando que perguntaram para eles, qual é a necessidade de fazer esses exames? Pra que tudo isso de exame? Ou um comentário pior ainda: não tem necessidade alguma de dosar isso. 😬🤷♀️🤦♀️
Pessoal, se ele não fosse necessário nem existiria. E se existe e por que tem uma função! É nesse exame que você vê a predisposição a algumas doenças cardíacas.
E se você pode ver a predisposição e se prevenir contra doenças cardíacas, POR QUAL MOTIVO VOCÊ NÃO FARIA ESSE EXAME??
Prevenção é o melhor jeito de se cuidar. Doenças cardíacas como muitas outras não avisam que vão de instalar, elas são silenciosas. E é com esses exames que vemos a predisposição dela se instalar e tratamos a CAUSA do problema, prevenindo você dele.
A homocisteína serve para determinar se o paciente apresenta deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12, sempre que ela está muito alta o paciente está sofrendo submetilação para ajudar a diagnosticar uma doença hereditária rara denominada homocistinúria; para determinar se há risco aumentado de infarto do miocárdio ou de AVC.
Esse teste determina a quantidade de homocisteína no sangue. A homocisteína é um aminoácido que contém enxofre e que normalmente está presente em quantidades muito pequenas no organismo. É um produto do metabolismo da metionina, que é um dos 11 aminoácidos “essenciais” – aqueles que devem ser consumidos na alimentação porque o organismo não é capaz de produzi-los. Nas células saudáveis a homocisteína é rapidamente convertida em outros produtos.
As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são necessárias para o metabolismo da homocisteína. Nos indivíduos com deficiência dessas vitaminas a homocisteína pode estar aumentada.
De acordo com a American Heart Association (AHA), algumas evidências sugerem que o excesso de homocisteína promove aterosclerose, lesando as paredes dos vasos sanguíneos e a formação inapropriada de coágulos no sangue, podendo predispor a um infarto!
Então, se existe exames que você pode prevenir doença, faça!
Dra Nataly Mello
CRM n. 142.931